quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Gladiadores Romanos


Gladiadores eram lutadores que participavam de torneios de luta na Roma Antiga. De origem escrava, estes homens eram treinados para estes combates, que serviam de entretenimento para os habitantes de Roma e das províncias.
Com os problemas sociais da Roma em relação ao desemprego, o imperador criou a política do Pão e Circo. Essa lei consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( a mais famosa foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos  alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida , diminuindo as chances de revoltas com os problemas sociais




sábado, 10 de novembro de 2012

Alimentação na Grécia Antiga

Na alimentação da Grécia Antiga não podia faltar pão, leite, azeitonas, peixes, uvas, figo e frutos do mar entre outras especiarias. A carne ficava para os ricos. O açúcar não existia, mas podia se conseguir um excelente mel. Essas comidas são saudáveis, mas em épocas de crises, como: aumento da população e guerras, a escassez surgia. A comida, geralmente era preparada pelas esposas e filhas, o marido fazia as compras. As famílias ricas tinham escravos para trabalhar na cozinha e cozinheiros treinados.

Alimentação da Roma Antiga


Durante a Roma antiga a gastronomia era somente em vegetais e frutas. Os romanos gostavam de alho, cebola, nabo, figo, romãs, laranjas, peras, maçãs e uvas. O prato típico era mingau de água com cevada. Uma versão mais sofisticada levava vinho e miolos de animais. Somente ricos comiam carne, geralmente de carneiro, burro, porco, ganso, pato ou pombo. Alimentavam os porcos com figos para que sua carne ficasse perfumada e criavam os gansos de maneira especial para com eles preparar patês. Faziam o mesmo com os frangos, alimentando-os com anis e outras especiarias.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Peça grega!


Na peça Odisséia,de Homero,podemos concluir que é o período do alvorecer do homem em termos psíquicos, quando ele ainda não tinha consciência da sua interioridade. Por isso se justifica o que diz Homero na Ilíada: "Os deuses podem tornar estúpido o mais sensato dos homens..."
Na Odisséia é constante a presença dos deuses interferindo no destino dos personagens. Eles comportam-se como seres humanos, sentem ciúmes e praticam atos de vingança. . A deusa Calipso, rival de Penélope, observa que não "convém que as mortais rivalizem com as imortais em estatura e beleza."

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Filme Deuses e Demônios: Relação das oferendas com o comportamento dos deuses.




Após uma procissão transportavam os alimentos (oferendas) para o interior do templo e os depositavam numa sala conhecida como “santo dos santos”, o santuário onde ficava a imagem dos deuses. As oferendas eram transmitidas através da fumaça, já que os egípcios acreditavam que a fumaça era a essência dos alimentos. As oferendas eram enviadas coma  intenção de agradecimento aos, que fariam com  que os faraós tivessem um longo reinado e uma longa vida.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A alimentação egípcia!



A antiga sociedade egípcia possuía uma vida muito diversificada porque a sociedade era muito complexa. Em função do grande desenvolvimento cultural, econômico e social, os egípcios possuíam uma vida cotidiana marcada por várias atividades.
A alimentação do povo mais pobre (camponeses e escravos) era composta basicamente por pão e água. Raramente comiam carne e frutas.
Já o povo mais rico (faraós, sacerdotes, chefes militares e ricos comerciantes) tinha uma alimentação variada aonde consumiam  pão, muita carne de animal (boi, porco e peixe), queijos, frutas e legumes. O cardápio também era composto por vinho e uma espécie de cerveja.

As oferendas!




 
As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida.
Podemos concluir com um vídeo explicando as oferendas